09 abril, 2011

Adeus a Lumet


A morte de nossos cineastas, a lembrança da carreira.

A de Lumet, prolífica e inesquecível. Morreu hoje, aos 86.

Aos 33, sua primeira obra de arte foi um memorável tratado sobre alguns raros homens de bem tentando se impor em meio à barbárie da indiferença humana.

12 Homens e Uma Sentença é a sala claustrofóbica e opressiva que inspira o desespero inesquecível na cara de Henry Fonda.

É uma ultima investida na humanidade moribunda do homem moderno e que, com muito fervor e determinação, o personagem de Fonda consegue extrair de dentro de 11 homens esquivos aos problemas alheios.

Seria o primeiro de uma obra essencialmente humana.

O decorrer da carreira foi sempre um empenho em dialogar o homem com sua posição trágica, melancólica, sádica, irônica, revoltante e, por tudo isso, sempre bela.

Em sua maioria, são filmes sobre os homens do cotidiano, levados ao desespero por uma rotina da indiferença e da falta de um propósito digno de vida, como o é Kafka.

O empenho desses homens em pequenas revoluções particulares são o que levam seus filmes a conflitos memoráveis e catarses antológicas.

Vide a inesquecível cena de Rede de Intrigas onde o desespero humano nesse mundo cão se banaliza no espetáculo da mídia mas, ainda assim, representa uma revolução pessoal para cada pessoa que endossa o grito de Peter Finch: “ I`m as mad as hell, and I`m not gonna take this anymore”.

A beleza natural que emana, frame a frame, em cada um de seus filmes, é a da alma humana que se exprimi a cada dialogo e a cada ação por ele elaborados.

Um Dia de Cão, Serpico, Assassinato no Expresso Oriente, O Peso de Um Passado, Equus, Negócios de Família.

Todos tem em comum um retrato em particular.

Antes de retratos primorosos sobre o ser humano, são o reflexo de um homem que, como poucos, soube entender e falar do ser humano.

E como não comentar o ser humano que ele conseguiu extrair e fazer vivo, em cena, através de cada ator com quem trabalhou. Performances tão únicas e jamais reprisadas.

Peter Finch, Faye Dunaway, William Holden, Sean Connery, Dustin Hoffman, Al Pacino, River Phoenix, Robert Duvall, Phillip Seymour Hoffman, Christine Lahti e Richard Burton, pra falar de poucos.

Soube fazer homens e mulheres de cada um deles, no sentido mais essencial das palavras, sem temer, jamais, virtudes ou vícios.

Por tudo isso, ficará impresso em nossas memórias, a cada vez que assistirmos ou revermos uma de suas obras, uma pequena e encantadora peça do mosaico ímpar que foi sua carreira.

Uma carreira capaz de nos lembrar de nossas próprias questões humanas, geralmente encostadas entre uma pilha de papéis numa velha cômoda empoeirada.

Nenhum comentário: