21 fevereiro, 2011

Especial Oscar 2011 - Minhas Mães e Meu Pai


O circuito de filmes independentes anda em alta em Hollywood e, a cada ano, ao menos uma produção do meio é indicada ao Oscar de melhor filme, como foram os casos de “Pequena Miss Sunshine” e “Juno”.

A bola da vez é o longa da diretora Lisa Cholodenko, “Minhas Mães e Meu Pai”.

Um tratado, ora cômico, ora dramático, sobre a queda da família tradicional, bem como um retrato da família moderna, o filme é eficiente em seu argumento sobre como as alegrias e dramas familiares são algo inerente a sua estrutura e discriminam qualidades.

Desse modo, quando os dois jovens, filhos de um casal de lésbicas, tentam procurar o pai biológico, descobrem nele, não uma figura paterna, mas alguém completamente dispensável em suas vidas.

A jornada da busca pelo pai biológico se revela no encontro de um pai, tão somente, biológico e na descoberta de que a figura paterna já estava, há muito tempo, presente em suas vidas, por parte das mães.

Assim, a trama se revela, mais uma vez, um ensaio sobre o afeto como objeto que não discrimina qualidades ou gêneros.

Apesar da pertinência que há no tema e da eficiência em como fora abordado, sendo, ainda, um filme divertido, “Minhas Mães e Meus Pais” está longe de ser um filme memorável e não merece nenhum lugar de destaque na história do cinema.

De méritos, o longa está cheio, mas de memorável, somente as atuações de Annete Bening e Julianne Moore, mesmo. Não tanto separadamente, mas juntas na tela, as duas tem uma química vista pouquíssimas vezes antes.

Muito mais do que atuar, elas vivem, de fato, um casal. E é essa representação perfeita, das duas, que dá força a todo o argumento do longa.


Indicações

Melhor Filme

Melhor Ator Coadjuvante – Mark Ruffalo

Melhor Atriz – Annete Bening

Melhor Roteiro Original

Chances no Oscar

Como foi dito, apesar da pertinência da trama, “Minhas Mães e Meu Pai” não tem o menor peso para desbancar qualquer de seus outros nove concorrentes e, apesar da força que há na atuação de Annete Bening e, em menor grau, até mesmo na atuação de Mark Ruffalo, nenhum dos dois aparecem como favoritos em suas respectivas categorias. Também, quanto a roteiro original, o filme não é páreo aos seus concorrentes.

Minha aposta: sai de mãos vazias.

Nenhum comentário: