21 fevereiro, 2011

Especial Oscar 2011 - Toy Story 3


Em 1995 a Pixar lançava seu primeiro longa-metragem, Toy Story, e dava inicio a uma nova era de animação digital. De lá pra cá, o conceito pegou e grande parte do mercado de animação investiu na tecnologia.

Em 99, a retomada da trama sobre brinquedos que ganham vida passou relativamente desapercebida, sem muito potencial para se destacar das outras animações no mercado, ou fazer jus ao primeiro longa.

Dez anos mais tarde, com Avatar, 2009 foi o marco do cinema 3D como uma nova forma, muito concreta, de entretenimento na industria cinematográfica, enquanto que 2010 foi o ano em que todas as bobagens possíveis foram produzidas sob esse formato.

Ainda assim, o momento pareceu ideal para revisitar e prestigiar aquele que foi o pai da animação como hoje é conhecida.

A série parece ter crescido lado a lado com aquela geração que acompanhou as aventuras de Woody e Buzz, em 95.

Toda uma geração de crianças, daquela época, hoje é apresentada à maturidade.

E Toy Story, que cresceu junto com essa geração, tem em seu terceiro longa, uma doce despedida do passado.

Andy é a representação máxima dessa geração e, enquanto se encaminha para uma nova fase de sua vida, tem de descobrir o que fazer com aqueles brinquedos que fantasiaram seu passado.

Por fim, os brinquedos são passados à uma nova geração, como deverá acontecer com a série. Imortalizando-se, ao encantar com toda sua graça e beleza, geração após geração.

Indicações

Melhor Filme

Melhor Animação

Melhor Roteiro Adaptado

Melhor Edição de Som

Melhor Canção Original

Chances no Oscar

É fato que, como melhor filme, o longa de Lee Unkrich não tem a menor chance de ganhar. Está na lista apenas para encher lingüiça entre 10 indicados. Mas é fato, também, que é candidato certo para ganhar melhor animação, ainda que “O Mágico” (homenagem a Jacques Tati) tenha ótimas recomendações. Isso porque é uma bela forma de prestigiar a conclusão de uma trilogia que encantou platéias e revitalizou a animação como forma de arte e entretenimento. Das outra indicações, o longa tem alguma chance na categoria de melhor canção original, com a composição “We Belong Together”, de Randy Newman.

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